‘Flurona’: quando gripe e Covid atacam ao mesmo tempo - Entrevista com a Dra. Mônica Levi - Veja Saúde
São Paulo, 6 de janeiro de 2022 – Em entrevista à revista Veja, a Dra. Mônica Levi, Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e médica do corpo clínico da CEDIPI, comentou sobre a ocorrência dos casos de coinfecção dos vírus Influenza A, cepa H3N2, com a consequente retomada do crescimento dos casos de Covid-19.
O que está se chamando atualmente de Flurona, isto é, a possibilidade de infecção simultânea das duas doenças (Covid e Gripe), ainda necessita de maiores evidências científicas e cautela por parte da população.
Por isso, na dúvida, é importante buscar testes e atendimento médico quando há indícios de um quadro respiratório agudo: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios de olfato ou paladar. Até que a diferenciação seja feita, o quadro é tratado como síndrome gripal, termo genérico que engloba essas doenças.
Como explica a Dra. Mônica, as duas doenças possuem protocolos de tratamento diferentes e, portanto, os testes são fundamentais: “Muda a forma como evolui, os tratamentos possíveis e os protocolos de isolamento, por isso é importante saber com que vírus estamos lidando”.
Leia a matéria na íntegra no site da Revista Veja: https://saude.abril.com.br/medicina/flurona-quando-gripe-e-covid-atacam-ao-mesmo-tempo/
Com informações da Revista Veja