Entrevista Dra. Monica Levi – Pacientes especiais têm calendário de vacinação atualizado
Calendário de Vacinação Pacientes Especiais SBIm (Reprodução/SBIm)
O portal da Agência Brasil publicou uma matéria sobre o lançamento dos calendários de vacinação de Pacientes Especiais, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), com entrevista da Dra. Mônica Levi, Diretora da SBIm.
Na matéria, Dra. Mônica cita exemplos e detalha algumas condições especiais de pacientes que possuem prescrição de vacinação recomendada.
Entre outros, a médica cita o caso dos diabéticos, que devem receber a vacina de gripe anualmente, “porque a gripe representa risco aumentando de formas graves de gripe ou de descompensar o diabetes”, explicou.
“Paciente especial não quer dizer imunodeprimido sempre. Um cardiopata, um pneumopata crônico, não é um imunodeprimido. Ele é um paciente especial porque tem risco aumentado de morrer, por exemplo, de pneumococo, de uma pneumonia. Ele tem recomendações diferentes da população normal porque a doença de base, como a do diabético, o torna mais propenso a desenvolver infecção grave e morte”, diz Dra. Mônica.
Os especialistas e a vacinação
Dra. Monica explicou também que o fato de pacientes especiais muitas vezes estarem sob cuidados de um médico especialista, não significa necessariamente que os calendários de vacinação estejam sendo observados de maneira adequada.
“Paciente especial não quer dizer imunodeprimido sempre. Um cardiopata, um pneumopata crônico, não é um imunodeprimido. Ele é um paciente especial porque tem risco aumentado de morrer, por exemplo, de pneumococo, de uma pneumonia. Ele tem recomendações diferentes da população normal porque a doença de base, como a do diabético, o torna mais propenso a desenvolver infecção grave e morte”.
Veja a matéria na íntegra no portal da Agência Brasil.
Com informações da EBC.