Cinco décadas do PNI: Entrevista com Dra. Mônica Levi

O jornal Correio Braziliense publicou matéria sobre os 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, com a participação da Dra. Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e médica do corpo clínico da CEDIPI.

A matéria narra a história do surgimento do PNI, os objetivos do Programa e avanços trazidos à saúde pública do Brasil após o seu estabelecimento, em 1973.

A trajetória de sucesso do PNI resultou em seu reconhecimento internacional como maior programa de saúde pública em imunizações, como explica a Dra. Mônica: “O programa foi fundamental para estruturar ações de imunização no país e conseguir eliminar doenças, erradicar a varíola, eliminar várias outras doenças como poliomielite e sarampo, embora em 2019 perdemos a certificação de eliminação do sarampo devido às baixas coberturas vacinais que permitiram que um surto se alastrasse no país. Mas tétano neonatal, rubéola, síndrome da rubéola congênita, febre amarela e outras doenças, o Brasil conseguiu controlar por meio dessa estruturação do PNI. E conseguiu fazer as ações de uma maneira organizada, coordenada e planejada, porque anteriormente ao PNI, eram ações isoladas”.

Leia a matéria na íntegra no site do Correio Braziliense em: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/09/5126184-ethel-maciel-diz-que-conquistas-das-campanhas-de-vacinacao-foram-ameacadas.html