A Arexvy®, a nova vacina do laboratório GSK contra o vírus sincicial respiratório (VSR) obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para sua aplicação no Brasil.
Trata-se do primeiro imunizante que protege pessoas a partir dos 60 anos contra o VSR e as enfermidades associadas ao vírus como, por exemplo, a bronquiolite e a pneumonia.
A vacina agora encontra-se em fase de registro na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e deve ser liberada para a comercialização em breve, inicialmente na rede privada de vacinação.
A Arexvy® é uma vacina proteica recombinante (não viva), isto é, constituída por uma proteína semelhante à encontrada na superfície do vírus, fabricada em laboratório, que induz à formação de anticorpos e, consequentemente, proteção contra o VSR
Sobre o VSR
O VSR é um vírus causador de infecções respiratórias em qualquer idade, mas atinge principalmente crianças pequenas. Porém, pessoas com idade mais avançada apresentam maior risco de desfechos graves, podendo o VSR ser inclusive mais fatal do que o vírus influenza em pessoas com mais de 60 anos.
De acordo com o informe de Vigilância de Síndromes Gripais de novembro de 2023, a taxa de mortalidade ligada à síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por VSR em pacientes com 60 anos ou mais permanece em torno de 19% neste ano.
Comorbidades preexistentes e o declínio da imunidade relacionado à idade, também aumentam os riscos de evolução mais grave após infecção pelo VSR.
Com informações da GSK e Estadão