Nova vacina contra a dengue: Ministério da Saúde incorpora a QDENGA® ao Programa Nacional de Imunizações
Disponível inicialmente na rede privada, o novo imunizante do laboratório Takeda passará a ser distribuído na rede pública.
O Portal Minha Vida Saúde publicou matéria que anuncia a incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina Qdenga®, o novo imunizante contra a Dengue produzido pelo laboratório Takeda, *atualmente aplicado somente na rede privada de vacinação*.
Segundo informações apuradas na matéria, a previsão do Ministério da Saúde é elaborar em 2024 um plano de distribuição das doses para grupos prioritários, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI).
Os benefícios da Qdenga®
A Qdenga foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, apresentando 80% de eficácia em estudos clínicos.
A vacina está indicada para pessoas de 4 a 60 anos de idade e pode ser aplicada em pessoas que já tiveram ou não infecção prévia pelo vírus da dengue. Ela deve ser administrada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
O perigo da dengue em números
A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e pode evoluir para formas graves em algumas pessoas que, se não tratadas, podem chegar até a óbito.
Entrevistada pelo Portal Minha Vida Saúde, a Dra. Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explica a evolução dos casos da doença:
“O Brasil teve um aumento muito grande de casos e óbitos por dengue em 2022 e, em 2023, até então, esse número tem sido ainda maior. Pela primeira vez, estão circulando no país os quatro sorotipos do vírus, isso nunca tinha acontecido antes. Então, a vacina é uma ferramenta muito importante para possibilitar um controle maior da dengue no país”, alerta a Dra. Mônica.