“Alarmante”: Brasil teve 39,3 mil casos de sarampo nos últimos 4 anos
CEDIPI Compartilha: São Paulo, 21 de março de 2022 – Em entrevista ao portal Metrópoles, a Dra. Mônica Levi, Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e médica do corpo clínico da CEDIPI falou sobre a escalada nos casos de sarampo no Brasil, nos últimos 4 anos.
Segundo dados apurados pela publicação, mais de 39 mil novos casos de sarampo foram registrados no Brasil nos últimos 4 anos, evolução que a enfermidade apresentou após o país receber o certificado internacional de eliminação do vírus do sarampo, em 2016.
“Três anos depois de receber a certificação pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), perdemos por conta de um surto que começou com a vinda de refugiados venezuelanos para o norte do país. O vírus do sarampo é o mais transmissível que existe: uma pessoa infectada transmite para 18 pessoas. De maneira alguma culpamos os refugiados. O Brasil vive tendo surtos de sarampo porque não estava mantendo a sua obrigação de continuar a cobertura vacinal alta”, explica a Dra. Mônica Levi.
Leia a matéria na íntegra no portal Metrópoles: https://www.metropoles.com/brasil/alarmante-brasil-teve-393-mil-casos-de-sarampo-nos-ultimos-4-anos
Com informações do Portal Metrópoles