Herpes-zóster teve aumento de 35% na pandemia de Covid-19, mostra estudo; vacina está disponível no Brasil
CEDIPI Compartilha – Entrevista com a Dra. Mônica Levi, Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e médica do corpo clínico da CEDIPI, sobre o aumento de casos de herpes-zóster durante a pandemia da covid-19 no Brasil.
Segundo dados obtidos pela publicação, estudo aponta um aumento de 35% nos casos da doença no país e a boa notícia é que a vacina contra a doença já está disponível na rede privada de vacinação e é recomendada para pessoas imunocomprometidas a partir dos 18 anos e adultos após 50 anos de idade.
Na opinião da Dra. Mônica Levi, ainda há muito para se aprender sobre o mecanismo imunológico, especialmente após a Covid-19:
“Como não se trata de uma doença de notificação compulsória, acredita-se que o aumento dos casos esteja relacionado aos impactos que a Covid-19 causam como depressão, estresse, ansiedade, outros distúrbios psicológicos ou físicos que possam desencadear o zoster. A própria Covid-19 ainda não está totalmente decifrada na forma como ela atinge cada pessoa”, pondera.
Veja a matéria completa na página da revista Cenarium: https://revistacenarium.com.br/herpes-zoster-teve-aumento-de-35-na-pandemia-de-covid-19-mostra-estudo-vacina-esta-disponivel-no-brasil/
Com informações da Revista Cenarium