Médicos alertam sobre risco de retorno da pólio ao Brasil
CEDIPI Compartilha – Entrevista com a Dra. Mônica Levi, Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações e médica do corpo clínico da CEDIPI, sobre o risco do retorno da poliomielite ao Brasil.
Autoridades sanitárias e especialistas têm alertado constantemente sobre o risco de vermos esta doença gravíssima ser reintroduzida no país.
De acordo com informações apuradas pelo Jornal Zero Hora, a pólio já é considerada endêmica em países como Afeganistão e Paquistão, além de Israel e Malauí também terem registrado casos de pólio.
Como explica a Dra. Mônica, as pessoas em geral se movem quando sentem medo, “mas isso é um equívoco. Devem se proteger como rotina para não sentir medo quando a doença já está próxima.”
“A vacinação contra pólio está muito aquém do necessário. Por mais que se fale em entrevistas e artigos, eu diria que a maioria da população não tem a menor ideia de que os filhos correm o risco de ter paralisia infantil. Os pais dessa geração nunca viram pólio, perna mecânica, respirador para manter o paciente vivo. É falha na conscientização da população sobre a importância de manter altas coberturas vacinais”, disse a Dra. Mônica.
“As pessoas em geral se movem quando sentem medo, mas isso é um equívoco. Devem se proteger como rotina para não sentir medo quando a doença já está próxima”, explicou.
Veja a entrevista na íntegra no site do portal Zero Hora: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2022/09/as-pessoas-funcionam-com-o-medo-mas-e-errado-ter-que-correr-atras-do-prejuizo-alerta-medica-sobre-risco-de-retorno-da-polio-ao-brasil-cl8epkkd20089016un9fzh8jl.html
Com informações do Zero Hora.